O Design Thinking é um processo cíclico (iterativo) não linear que busca entender os usuários, desafiar suposições, redefinir problemas e criar soluções inovadoras para prototipar e testar.
O método consiste em 5 fases – Empatia, Definição, Idéia, Protótipo e Teste.
Seu propósito é de resolver problemas mal definidos ou desconhecidos. Facilita também para que diferentes participantes analisem problemas e encontrem soluções de forma coletiva.
Por que o Design Thinking é tão importante no mundo de hoje?
Nas últimas décadas, tornou-se crucial o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades que nos permitam entender e agir em rápidas mudanças em nosso ambiente e comportamento.
O mundo tornou-se cada vez mais interconectado e complexo, e o design thinking oferece um meio de lidar com toda essa mudança de uma maneira centrada no ser humano.
As equipes usam o design thinking para resolver problemas mal definidos ou desconhecidos (também conhecidos como problemas graves), porque o processo reformula esses problemas de maneira centrada no ser humano e permite que os participantes do processo se concentrem no que é mais importante para os usuários.
Também ajuda os participantes a realizar o tipo certo de pesquisa, criar protótipos e testar produtos e serviços para descobrir novas maneiras de atender às necessidades dos usuários.
O processo de design thinking foi se tornando cada vez mais popular nas últimas décadas pois foi fundamental para o sucesso de muitas organizações globais de alto perfil – empresas como Google, Apple e Airbnb o exerceram com efeito notável, por exemplo. Esse pensamento fora da caixa agora é ensinado nas principais universidades do mundo e é incentivado em todos os níveis de negócios.
O Design Thinking melhora o mundo que nos rodeia todos os dias devido à sua capacidade de gerar soluções inovadoras de maneira inovadora e disruptiva. O design thinking é mais do que apenas um processo, ele abre uma maneira totalmente nova de pensar e oferece uma coleção de métodos práticos para ajudar a aplicar uma nova maneira de enxergar problemas e soluções.
As cinco etapas do Design Thinking
O Instituto Hasso Plattner de Design, em Stanford, conhecido como d.school, descreve o design thinking como um processo de cinco estágios. É importante observar que esses estágios nem sempre são seqüenciais e os participantes podem executá-los em paralelo, fora de ordem e repeti-los de maneira ciclica.
Os vários estágios do design thinking devem ser entendidos como modos diferentes que contribuem para o todo do projeto, e não como etapas seqüenciais. O objetivo final é obter a compreensão, mais profunda possível, do produto e de seus usuários.
O Design Thinking melhora o mundo que nos rodeia todos os dias devido à sua capacidade de gerar soluções inovadoras de maneira inovadora e disruptiva. O design thinking é mais do que apenas um processo, ele abre uma maneira totalmente nova de pensar e oferece uma coleção de métodos práticos para ensinar uma nova maneira de enxergar problemas e soluções.
O Design Thinking oferece um meio de pensar fora da caixa e também aprofundar na avaliação das causas-raíz do problema e então trabalhar nas potenciais soluções.
Etapa 1: Empatia – pesquisa de necessidades de usuários
O primeiro estágio do processo de design thinking permite obter uma compreensão empática do problema que você está tentando resolver, geralmente por meio de pesquisas com usuários. A empatia é crucial para um processo de design centrado no ser humano, como o design thinking, porque permite anular suposições particulares sobre o mundo e obtenha informações reais sobre os usuários e suas necessidades.
Etapa 2: Definir – Informar as necessidades e os problemas dos usuários
No estágio Definir, você acumula as informações criadas e coletadas durante o estágio Empatia. Você analisa suas observações e as sintetiza para definir os principais problemas que os participantes identificaram na etapa 1. Você sempre deve definir a declaração do problema de uma maneira centrada no ser humano ao fazer isso.
Etapa 3: Idear – Desafiar suposições e criar idéias
Os participantes estão prontos para gerar idéias à medida que atingem o terceiro estágio do design thinking. O sólido conhecimento de base das duas primeiras fases significa que você pode começar a “pensar fora da caixa”, procurar maneiras alternativas de visualizar o problema e identificar soluções inovadoras para a declaração do problema detectado.
Etapa 4: Protótipo – Criar soluções
Essa é uma fase experimental, e o objetivo é identificar a melhor solução possível para cada um dos problemas identificados durante os três primeiros estágios. As equipes de design produzirão várias versões reduzidas e baratas do produto (ou recursos específicos encontrados no produto) para investigar as soluções de problemas geradas no estágio anterior.
Etapa 5: Teste – Experimentar as soluções
Designers ou avaliadores testam rigorosamente o produto completo usando as melhores soluções identificadas na fase de protótipo. Essa é a fase final do modelo, mas, em um processo iterativo como o design thinking, os resultados gerados são frequentemente usados para redefinir um ou mais problemas adicionais. Os designers podem optar por retornar aos estágios anteriores do processo para fazer iterações, alterações e aprimoramentos adicionais para descartar soluções alternativas.
Publicações Relacionadas
A migração para uma cultura de marketing orientada a dados
Atualmente, não há desculpa para não saber o que um cliente precisa. Existe um grande número de ferramentas que permitem que os profissionais de marketing capturem uma variedade de dados em estágios específicos de suas campanhas de comunicação. O marketing de massa é...
Marketing Orientado a Dados – Data Driven Marketing
O marketing orientado a dados é o processo pelo qual os profissionais de marketing detectam tendências analisando dados gerados pela empresa e mercado e traduzem essas informações em idéias e planos de ação. O objetivo do marketing orientado a dados é otimizar os...
Os 5 Domínios da Transformação Digital
No meu texto anterior fiz um Introdução sobre Transformação Digital e sobre como ela acontece. Vou dar aqui um resumo rápido sobre 5 domínios da Transformação Digital. A Transformação Digital é um processo para re-pensar e estruturar um negócio considerando a criação...
Criação de valor e 19 exemplos de ações de Marketing Orientado a Dados
Criação de Valor: O objetivo máximo de uma empresa é com seus produtos resolver problemas. Dados são a essência para definir, quantificar e principalmente descobrir quais os problemas a serem resolvidos e o valor da solução para o cliente. A criação de valor deve...
A Era da Hipercompetição
A boutique de bairro que agora compete com um fabricante chinês que vende através do AliExpress. A padaria que perdeu clientes para uma padaria do outro lado da cidade pois alguns clientes preferem pedir através do iFood. A indústria que investiu em maquinário,...
A migração para uma cultura de marketing orientada a dados
Atualmente, não há desculpa para não saber o que um cliente precisa. Existe um grande número de ferramentas que permitem que os profissionais de marketing capturem uma variedade de dados em estágios específicos de suas campanhas de comunicação. O marketing de massa é...
Acompanhe nossos conteúdos em seus canais favoritos
Deseja conversar?
Possui dúvidas sobre como o seu negócio pode aproveitar a Transformação Digital? Agende um horário para falarmos ao vivo sobre Criação de Valor, Hipercompetição, Marketing, Desenvolvimento de Negócios e aplicativos.
Atualize-se por e-mail
Inscreva-se em nossa lista para ofertas e atualização de informações
Nossos Canais
Use sua rede favorita para acompanhar nossos temas